Mundo Afora: R10? Neymar? Union Fla Santos africano tem Pelé e 'Messi'
Batizado em homenagem aos rivais deste domingo, clube de Botswana usa camisa inspirada na Argentina e conta com xarás de craques no elenco

em jogo do campeonato local(Foto: Divulgação)
– Temos bons jogadores. A média de idade do nosso time é de 22 anos. Temos atletas desde a base até a equipe principal da seleção nacional: um com a seleção de Botswana, três treinando com a equipe sub-23 do país e outros quatro com a sub-17 também nas divisões de base da seleção nacional – contou o vice-presidente Andrew Chifedi, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
Se o jogo deste domingo entre Flamengo e Santos promete ser emocionante em função da última vitória rubro-negra por 5 a 4 na Vila Belmiro, no primeiro turno do Brasileirão, o dirigente do clube africano não teve dúvida ao apontar um favorito para a partida no Engenhão, mesmo sem muitas informações sobre o futebol canarinho: Andrew confessou ter carinho especial por Ronaldinho Gaúcho, que, suspenso, não entrará em campo. Neymar é ainda um desconhecido no xará do Peixe em Botswana...
– Sou um admirador do futebol alegre do Ronaldinho e sei que ele está no Flamengo, hoje, fazendo muito sucesso. Eu o acompanho e desejo boa sorte para ele. Quanto ao Neymar, nós ainda não tivemos notícias desse jogador por aqui. Não sabia que jogava no Santos, mas vou ficar de olho e descobrir se joga tanta bola assim – disse.

- Nós aqui gostamos muito dos jogadores sul-americanos, principalmente brasileiros e argentinos. Mas se tenho que escolher, o futebol brasileiro é o que está mais perto de nossos corações pela habilidade de seus grandes jogadores como Pelé, Zico, Ronaldinho Gaúcho e o Ronaldo. O Pelé é o maior de todos, sem dúvida. Não tem nem como comparar – afirmou Andrew.
Ao mesmo tempo em que buscou homenagear o Brasil e a Argentina, o clube procurou manter intacta a relação de identificação com o país e com a cidade da qual se origina, mantendo vivo no escudo os brasões e as cores enraizadas na cultura da região. Mas se todos achavam que as curiosidades terminavam por aí, uma coincidência salta aos olhos. Existe jogador no time africano que se chama Pelé. Com 23 anos, o atleta carrega o fardo de ter o mesmo nome do rei do futebol e é motivo de orgulho e de brincadeiras no time. Os outros "craques" ganharam apelidos de atletas famosos.
– Em nosso time, temos bons jogadores. O time é comandado pelo técnico Stonkowa, e os principais nomes da equipe são o goleiro Chenjerai "Zenga" Dube , Thabo Mothibi, Bushy Moletsane, Jackie Mothatego, Vicent "Ortega" Phiri, Gofaone Tiro, Thabo Marumo, Kgosiemang Ngwako, Thato Siska, Mpho "Messi" Kgaswanee e temos até o nosso Pelé (Pelé Mothathego). Ahhhh... se fosse o rei – brincou o dirigente.

Atualmente, dentro de campo, os resultados são bem modestos. O Fla Santos ainda não ganhou a Mascom League, título mais importante do futebol do país, e de vez em quando acaba correndo risco de rebaixamento. Nesta temporada por exemplo, o time não vai bem, ocupando o 12º lugar, com 9 pontos conquistados. Ao todo, são três vitórias, seis derrotas, nenhum empate. E a vontade de “recuperação” é evidente.
– Precisamos melhorar no campeonato nacional. A imprensa de Botswana admira o estilo sul-americano de jogar futebol da nossa equipe, mas não estamos indo bem. Temos um bom time, e destaco até um jogador em especial que é muito rápido e driblador, que lembra o estilo de vocês. O nome dele é Thato Siska, um bom menino e um ótimo jogador – finalizou Andrew.
Nenhum comentário:
Postar um comentário