quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Anzhi demite treinador, e Roberto Carlos vira técnico-jogador do clube

Lateral-esquerdo assume cargo interinamente após saída de Gadzhi Gadzhiev. Ronaldo anuncia pelo Twitter e zagueiro do time russo confirma

Amigo de Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno deu a notícia pela internet nesta quarta-feira: o lateral-esquerdo é o novo técnico do Anzhi, que demitiu Gadzhi Gadzhiev. Em contato por telefone com o GLOBOESPORTE.COM, o zagueiro João Carlos confirmou que o pentacampeão atuará como jogador e técnico do time russo até a contratação de um novo comandante.

- Ele vai ficar acumulando a função de jogador e treinador até a chegada de um novo técnico para ficar de frente, o que não deve demorar - disse João Carlos.

Segundo a imprensa russa, Roberto vai dividir o comando do Anzhi com Andrey Gordeyev, que era auxiliar de Gadzhiev. João Carlos explicou que o técnico foi demitido na terça e, como nesta quarta foi folga no clube, os jogadores ainda não tiveram contato com o novo “chefe”.

Roberto Carlos comemorando gol pelo Anzhi (Foto: Reprodução)Roberto Carlos é capitão, jogador e treinador do Anzhi a partir desta quarta-feira (Foto: Reprodução)

O clube tem mais dois brasileiros no elenco, o volante Jucilei e o atacante Diego Tardelli. Pelo Twitter, o ex-artilheiro do Atlético-MG comemorou a mudança no comando:

- Agora sim um treinador de verdade! Good luck ("boa sorte") RC3.

Responsável pela ida de Roberto Carlos para o Corinthians em novembro de 2009, Ronaldo trabalha com o mesmo empresário do lateral, o agente Fabiano Farah. Também pelo Twitter, o Fenômeno explicou o link da notícia que publicou:

Roberto Carlos na partida do FC Anzhi contra o Spartak de Moscou (Foto: EFE)Roberto Carlos vai estrar no domingo como técnico
do Anzhi contra o Lokomotiv (Foto: EFE)

- Para quem não entendeu, o Anzhi demitiu o treinador e colocou o Roberto Carlos como treinador e jogador - escreveu.

Na semana passada, em entrevista ao GLOOESPORTE.COM, o pentacampeão contou que sempre é consultado pelo bilionário russo Suleyman Kerimov, dono do clube, sobre reforços e que poderia até virar dirigente do Anzhi após o término do contrato. O lateral chegou a indicar as contratações de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

- Eu tenho um ano e meio de contrato. Depois vamos ver. Não sei ainda se vou virar dirigente. Tenho que conversar muito com o Suleyman Kerimov. Vamos ver. Mas nós temos uma relação excelente. Ele me pede opinião, conversamos muito. Aqui está tudo muito bom, está gostoso. Estou muito feliz - disse.

O Anzhi, que fica em Makhachkala na região do Daguestão, foi comprado no início do ano por Kerimov. Além de Roberto Carlos, que tem atuado como volante, o empresário investiu alto também para tirar Samuel Eto'o do Inter de Milão e Zhirkov do Chelsea.

Nos últimos meses, a imprensa europeia especulou os nomes de vários treinadores como alvos do Anzhi. Entre eles, José Mourinho, do Real Madrid, Guus Hiddink, da seleção turca, e Avram Grant, ex-Chelsea e West Ham. Após a demissão de Gadzhiev, Grant tem aparecido como favorito nos sites russos para assumir o clube.

Apesar do alto investimento de Kerimov, o Anzhi já foi eliminado da Copa da Rússia e está na sétima posição do Campeonato Russo com 41 pontos, 11 a menos que líder Zenit. O primeiro compromisso do time com Roberto Carlos como jogador-treinador será no domingo contra o Lokomotiv, em casa.

Equipe do Anzhi, com Roberto Carlos (Foto: Divulgação)

Cientista quer transformar galinha em dinossauro

Paleontólogo quer usar evolução reversa para ativar características da pré-história em animal moderno


Editora Globo
Cientista analisa esqueleto de galinha/ Foto: Joe Pugliese// Wired Magazine
O paleontólogo Jack Horner quer recriar um dinossauro a partir do DNA da galinha. A intenção é fazer a evolução reversa, ou seja, fazer ressurgir traços genéticos dos ancestrais nos animais modernos.
Nas últimas décadas, paleontologistas – incluindo Horner – têm encontrado uma ampla evidência para provar que os pássaros modernos são descendentes de dinossauros – há semelhança desde o jeito com que colocam os ovos nos ninhos até detalhes da anatomia dos ossos. Há similaridades entre os pássaros atuais e os ancestrais carnívoros de duas patas, como Tiranossauro Rex e Velociraptor.

O que Horner quer é trazer à tona essas semelhanças em um processo chamado atavismo, ou seja, a reaparição de características vindas de um antepassado que não havia se manifestado nas gerações intermediárias. Um exemplo disso seria um bebê humano que nasce com mamilo extra ou, muito raramente, com uma cauda.

Como é um fenômeno raro, a proposta de Horner é criar atavismos experimentais em laboratório. Desse modo, ele ativaria o máximo possível de características ancestrais de uma galinha até chegar próximo de um dinossauro.
Essa ideia foi exposta pelo cientista recentemente na TED Conference, encontro anual de tecnologia, entretenimento e design que acontece na Califórnia (EUA).

“É uma loucura”, declarou Horner na ocasião. “Mas ainda assim é possível”, disse.
Em entrevista à revista Wired, o paleontólogo e cientista deu detalhes de sua tese.
Segundo Horner, pesquisas já descobriram pistas instigantes que apontam que algumas características de dinossauros podem ser reativadas.

Não se trata de reproduzir a ideia do filme Jurassic Park, de Steven Spielberg. No filme, o cientista Michael Crichton usa DNA de dinossauros, preservados no fóssil de insetos sugadores de sangue, para reproduzir o animal pré-histórico.

   Divulgação
Cena do filme Jurassic Park de Spielberg / Divulgação


Horner, inclusive, foi um dos consultores do filme e, após analisar essa ideia, descartou a possibilidade de clonagem.

Ele concluiu que o DNA se rompe muito rápido, mesmo que o fóssil esteja bem conservado. Então Horner foi buscar na biologia que estuda a evolução uma forma de recriar dinossauros.

Para desenvolver a tese de que é possível criar dinossauros a partir da galinha, Horner tomou como base um livro de biologia da década de 80 chamada “Endless Forms Most Beautiful”, do biólogo Sean Carrol.

O livro ajudou a lançar as bases para o campo da biologia evolutiva, que se concentra em descobrir os mecanismos moleculares da evolução. É fato que os seres vivos mudam ao longo das gerações, segundo a aleatória mutação genética e os efeitos do meio ambiente. Porém, os biólogos queriam determinar, exatamente, o que ocasiona essas mudanças.
Usando moscas de frutas, o estudo separou um grupo de genes que controla a forma como se estrutura o corpo da mosca, chamado Hox. Surpreendemente, estes genes são encontrado em tudo, desde vermes até humanos.

Esses genes são a chave que regula o desenvolvimento. Ou seja, eles controlam o momento em que uma parte do corpo vai se estruturar. Por exemplo, determinam a arquitetura de seis patas de um inseto ou as barbatanas de um peixe.

Com isso, foi possível concluir que formas diferentes do corpo não são resultados de genes diferentes, mas de usos diferentes durante o desenvolvimento.

Assim, fazer um ovo de galinha chocar um dinossauro bebê pode ser apenas uma questão de apagar o que a evolução tem feito para a tornar uma galinha.
Cada célula de uma galinha carrega o código para fazer um tiranossauro, mas a forma como os genes fizeram a leitura ao longo do tempo mudou. O que Horner quer fazer é controlar esses genes e, assim, conseguir transformar a galinha em um dinossauro.

Por enquanto, é só uma teoria. Mas já tem balançado biólogos e a comunidade acadêmica.

Para seguir com sua ideia, Horner esta à procura de um cientista de pós-doutorado na área de Biologia para se juntar ao seu grupo. Segundo o cientista, ele já tem algumas possíveis fontes de financiamento para seu projeto.
Partes da Galinha que podem ser modificadas

- Dentes: o código básico para o desenvolvimento dos dentes ainda está presente nas células das galinhas, mas está em estado de dormência nos últimos 60 milhões de anos.

- Bicos: As aves têm um perfil inconfundível: os bicos. Pesquisadores de Harvard recentemente mexeram em alguns genes e conseguiram transformar um bico de galinha parecido ao focinho de um jacaré.

- Penas e pele: A textura áspera escamosa de pés de frango se aproxima da escamosa cobertura de terópodes – sem necessidade de modificação. O pássaro poderia parecer ainda mais com dinossauros por meio de cruzamento com espécies sem penas.

- Cauda – Dinossauros de duas patas contam com longas caudas rígidas para o equilíbrio. Galinhas vivem com uma curta. Pelo menos dois grupos de genes está envolvido na formação da cauda. Se os cientistas aprenderem a desligar os genes certos, eles podem ser capazes de dar uma longa cauda ao futuro "galinhossauro".

- Patas - A maioria dos terópodes tinham três dedos, mãos com garras afiadas para escalar, agarrar e cortar. Aves ainda têm os ossos dos dedos, mas eles são fundidos na asa. Controlando o processo de fusão no interior do ovo, os cientistas poderiam induzir uma galinha a nascer com as garras.

- Fêmur: em muitos animais o fêmur – maior osso do corpo – é quase horizontal. Alguns galos de briga da Ásia andam de cabeça erguida, como seus ancestrais. Os criadores de dinossauros podem começar com essa espécie para criar um galinhossauro, cujo modo de andar suportar o peso desta estatura.

Pacientes que aparecem com os seios à mostra em site processam cirurgião plástico


Pacientes que aparecem com os seios à mostra em site processam cirurgião plástico Foto: Reprodução

 
Cinco mulheres de St. Louis, nos EUA, que fizeram cirurgia plástica nos seios ficaram horrorizadas ao encontrar fotos suas em um site - mostrando o antes e depois da operação e seus respectivos nomes -, como forma de anunciar o trabalho do médico. Por isso, como publicou o site "Mail Online", elas decidiram processar o médico Dr. Michele Koo, alegando terem sido humilhadas.
As mulheres informaram, também, que acreditavam que as fotos seriam usadas exclusivamente para fins médicos e que seus nomes não seriam relacionados às imagens. As fotos já foram retiradas do site.

Após carícias com Piqué, Ibrahimovic afaga rosto de Abate em treino do Milan


Após carícias com Piqué, Ibrahimovic se delicia com Abate em treino do Milan Foto: Reprodução / Site da Ansa
 
Um ano meio após protagonizar cenas de carícias com o zagueiro Gerard Piqué, na época seu companheiro no Barcelona, o atacante Zlatan Ibrahimovic voltou a ser flagrado em poses e numa situação polêmica. Durante um treino do Milan, seu atual time, o sueco mostrou todo entrosamento com o também zagueiro Ignazio Abate.
Ibrahimovic foi pego fazendo carícias no rosto de Abate, após ambos se separarem dos demais companheiros no coletivo que aconteceu na terça--feira, em Milão. A imagem repercutiu tão fortemente na Itália e já roda as redes sociais com o título “Ibrahimovic traiu Piqué com Abate”.

Em maio de 2010, Ibrahimovic e Piqué foram flagrados trocando carícias
Em maio de 2010, Ibrahimovic e Piqué foram flagrados trocando carícias Foto: Reprodução / Ste jornal Marca

O jornal italiano ‘Corriere della Sera” afirmou que “o gesto pode ser interpretado como homossexual, mas o fato é que é semelhante ao que aconteceu com Piqué, no estacionamento do CT do Barcelona”
Em maio 2010, o atacante e o zagueiro Piqué foram clicados, de mãos dadas, ao lado de um carro, após saírem de um treino do Barça. A foto já correu o mundo inteiro e, lá na Espanha, tem causado muita polêmica e piadas de mau gosto sobre a sexualidade dos jogadores, que ainda não se pronunciaram, confirmando ou não o entrelace das mãos.

Messi faz dois, se iguala a Kubala, e Barcelona goleia em ritmo de treino

Craque argentino chega aos 194 gols com a camisa do clube catalão, mesmo número do lendário ex-jogador húngaro


 




Antes do duelo contra o Barcelona, o jovem técnico do BATE Borisov, Viktor Goncharenko, disse que não tinha medo do rival. O problema é que ele não avisou isso aos seus comandados. Em ritmo de treino e aproveitando falhas individuais do time bielorrusso causadas claramente pelo temor de encarar Messi e companhia, o clube catalão goleou por 5 a 0 e se isolou na liderança do Grupo H da Liga dos Campeões com quatro pontos. Para não perder o costume, o camisa 10 argentino foi o destaque da partida realizada em Minsk, marcou dois gols e se tornou o segundo maior artilheiro da história do Barça ao lado do lendário László Kubala.
Em outro jogo da chave, o Milan recebeu o Viktoria Plzen, da República Tcheca, e, após um primeiro tempo tenebroso, no qual foi bastante ameaçado, fez 2 a 0 na etapa final e garantiu a primeira vitória no torneio. Cassano e Ibrahimovic anotaram os gols da equipe rossonera, vice-líder do Grupo H com quatro pontos, mas pior saldo de gols que o Barcelona.
Confira a classificação atualizada e os próximos jogos da Liga dos Campeões
Diante de um recuado BATE Borisov, o Barcelona começou a partida do jeito de sempre, ou seja, tocando a bola e buscando abrir espaços na defesa adversária. Aos seis, o brasuca-espanhol Thiago Alcântara, escalado na vaga do contundido Iniesta, deu o primeiro chute a gol. Bem colocado, o goleiro Gutor fez a defesa.
‘Fogo amigo’ fura a retranca
Com quase todos os jogadores da intermediária da defesa para trás – apenas o experiente sérvio Kezman lutava na frente contra os defensores do Barça -, o time bielorrusso até conseguia evitar penetrações de Messi, Villa, Pedro e companhia na área. Mas não o “fogo amigo”. Após cruzamento despretensioso de Daniel Alves pela direita, o zagueirão Volodko se desesperou com Messi no seu “cangote” e acabou marcando contra: 1 a 0 para o Barcelona.
Pedro na partida do Barcelona contra o BATE (Foto: AFP)Pedro, de cabeça, fez o 2º do Barça (Foto: AFP)
Três minutos depois, em jogada parecida, mas pelo lado esquerdo, Pedro foi mais rápido que a defesa do BATE e, de cabeça, ampliou.
Com a vantagem, o Barcelona ficou mais sossegado na partida e, aos 37, fez mais um em nova falha bisonha dos anfitriões. Thiago Alcântara fez bela jogada pela ponta direita e cruzou fraco. O arqueiro Gutor se enrolou e espalmou a bola na cabeça de Messi que só teve o trabalho de escorar para o fundo das redes.
Messi iguala marca de Kubala
No segundo tempo, sem esforço algum, o Barcelona ia criando uma oportunidade atrás da outra e, aos dez, fez mais um. Daniel Alves achou Messi na altura do pênalti. Com a habilidade que lhe é peculiar, o craque argentino dominou e acertou uma bomba no ângulo.



Com o tento, Messi chegou aos 194 gols com a camisa do Barcelona e se igualou ao húngaro László Kubala que, entre 1950 e 1961, fez história no Barça. Ambos agora estão apenas atrás de César Rodríguez que marcou 235 gols entre 1939 e 1955.
A goleada no placar diminuiu ainda mais o ritmo do Barcelona que, no restante da segunda etapa, seguiu "treinando" e, mesmo assim, anotou mais um com David Villa aos 44 após uma falha da zaga do BATE que saiu jogando errado (assista no vídeo ao lado).
Messi comemora gol do Barcelona contra o BATE (Foto: AFP)

Por erro de copiloto, avião com 117 a bordo voa quase de cabeça para baixo

Segundo conselho de segurança japonês, aeronave chegou a girar 131,7°.
Duas aeromoças ficaram feridas; força centrífuga teria diminuído impacto.



Um avião da companhia aérea All Nippon Airways (ANA), com 117 pessoas a bordo, chegou a voar quase de cabeça para baixo por um breve período após o erro de um copiloto no início deste mês, informou nesta quarta-feira (28) o Conselho de Segurança em Transportes do Japão em coletiva divulgada pela agência Kyodo News.
O chefe do conselho de segurança, Nohirito Goto, afirmou que os dados recolhidos do Boeing 737-700 mostram que a aeronave fez uma curva à esquerda e para baixo após um copiloto acionar um comando errado.
A linha das asas da aeronave chegou a girar 131,7° em sentido anti-horário em relação ao horizonte, deixando o avião "quase com a barriga para cima", segundo o conselho.
"A força centrífuga (devido à curva que o avião estava fazendo) pode ter ajudado a diminuir o impacto nos passageiros", disse Goto.
Em outra coletiva realizada no mesmo dia, o vice-presidente executivo da ANA pediu desculpas aos passageiros pelo ocorrido. O incidente teria sido causado quando o copiloto, na intenção de abrir a porta da cabine para o comandante que voltava do descanso, confundiu um botão próximo ao leme com o botão que destrava a porta, também localizado no painel.
O voo 140, que ia de Naha a Haneda, conseguiu aterrissar no aeroporto de Tóquio em segurança, apesar de ter despencado 1.900 metros em apenas 30 segundos, quando se encontrava a uma altitude de 12.500 metros.
Duas comissárias de bordo ficaram levemente machucadas, e quatro passageiros reclamaram de problemas de saúde.

Adolescente é flagrada com arma em escola na Praia Grande, SP

Garota de 14 anos foi apreendida na manhã desta quarta-feira (28).
Outros dois adolescentes também foram levados pela polícia.




Uma adolescente de 14 anos foi detida na manhã desta quarta-feira (28) com uma arma dentro de uma escola estadual de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a polícia, outros dois garotos, um de 15 e outro de 16 anos, também foram apreendidos suspeitos de estarem envolvidos no caso.
Por volta das 10h, a diretora da Escola Estadual Lions Club, que fica na Rua Ordovaldo Bruzete, Jardim Quietude, foi avisada de que havia alunos com uma arma dentro da escola. Segundo a polícia, um professor ouviu o som do gatilho sendo puxado. Um outro professor viu um aluno com a pistola na mão.

A Polícia Militar foi acionada. A menina que estava com o revólver foi levada ao banheiro para ser revistada por uma policial. A pistola calibre 635 foi localizada na cintura dela, sem munição.

De acordo com o delegado Douglas Borguez, os outros dois adolescentes já tinham passagem pela polícia. Um deles já havia sido apreendido por tráfico de drogas e o outro por roubo. “Nenhum dos três assumiu ser o dono do armamento. Um joga a responsabilidade para o outro”, diz Borguez. “Eles disseram que a arma era de uma quarta pessoa e não disseram porque estavam com ela.”

Por volta das 18h, os adolescentes estavam no Fórum da cidade prestando depoimento. Segundo o Conselho Tutelar da cidade, os três foram liberados. “Apreendemos os três por causa do perigo de se portar uma arma e por causa da reincidência dos dois dois garotos. Agora cabe à Justiça definir se eles serão liberados ou encaminhados para Fundação Casa”, diz o delegado Borguez.

TRE-RJ cassa mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho

Vice-prefeito também teve diploma cassado nesta quarta-feira (28).
Anthony Garotinho também foi condenado por abuso de poder econômico.


A juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Gracia Cristina Moreira do Rosário, determinou, nesta quarta-feira (28), a cassação dos diplomas da prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rosinha Garotinho, e do vice-prefeito, Francisco Arthur de Souza Oliveira. Eles foram condenados por abuso de poder econômico e ficam inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008. O marido de Rosinha, o deputado federal Anthony Garotinho, e três radialistas também foram condenados, por terem usado indevidamente veículo de comunicação social na campanha. Todos também ficarão inelegíveis. Cabe recurso à decisão. As informações são do TRE.
Procurados pelo G1, os advogados do casal Garotinho, do escritório Lopes de Carvalho e Pessanha, não foram encontrados para comentar a sentença. Em seu blog, Garotinho diz que os advogados já entraram com mandado de segurança junto ao TRE-RJ e que Rosinha não deixará a prefeitura de Campos.
Em entrevista ao G1, Garotinho defendeu a mulher: “Um escândalo por causa de uma entrevista de rádio. A prefeita não está sendo acusada de desviar dinheiro nenhum nem está sendo acusada de ter cometido qualquer ato de improbidade. Ela deu uma entrevista de rádio a mim — eu como radialista e ela como entrevistada —, voltando do governo do estado para se candidatar, num gesto de grandeza, na sua cidade”, afirmou Garotinho.
A prefeitura de Campos informou que vai divulgar uma nota sobre a sentença da juíza da 100ª Zona Eleitoral.
A sentença vai ser publicada nesta quinta-feira (29). Os políticos terão três dias para entrar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi ajuizada pela Coligação "Coração de Campos" e pelo então adversário de Rosinha Garotinho na disputa à prefeitura de Campos, Arnaldo França Vianna.
A juíza entendeu haver provas de que a prefeita e o vice eleitos haviam sido beneficiados por propaganda eleitoral irregular veiculada em meio de comunicação. Os radialistas teriam utilizado o espaço concedido por meio dos programas em que atuam ou são dirigidos por Anthony Garotinho para promover a candidatura de Rosinha.
A Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes já foi comunicada, por ofício, sobre o teor da decisão que cassa a prefeita Rosinha Garotinho. Como as irregularidades ocorreram antes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, a juíza aplicou o prazo de três anos de inelegibilidade, previsto em lei complementar.

Conselho de Ética arquiva processo contra Valdemar Costa Neto

Relatório de Fernando Francischini (PSDB-PR) foi rejeitado pelo colegiado.
Valdemar Costa Neto é suspeito de quebra de decoro parlamentar.



Valdemar Costa Neto, durante sessão que rejeitou processo no Conselho de Ética (Foto: Ed Ferreira/Agência Estado)Valdemar Costa Neto, durante sessão que rejeitou
processo no Conselho de Ética (Ed Ferreira/AE)
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (28) arquivar, por 16 votos a 2, o pedido de processo disciplinar contra o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP). Três deputados não foram à sessão.
Em votação aberta, o colegiado rejeitou o relatório apresentado pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), que pedia a abertura de processo por suposta quebra de decoro parlamentar.
Diante da decisão, o conselho deixa de investigar as denúncias que recaíam sobre o deputado, suspeito de envolvimento no suposto esquema de superfaturamento de obras e de cobrança de propina no Ministério dos Transportes.
Em sua defesa, o deputado alegou que não havia provas contra ele e que não poderia ser responsabilizado individualmente em caso de irregularidades (leia abaixo). O deputado acompanhou a leitura do relatório em silêncio, ao lado de um advogado. Após a rejeição do processo, saiu da sala sem falar com a imprensa.
Antes de começar a ler o relatório que pedia a abertura do processo, Francischini afirmou que não tinha nada contra o deputado Valdemar Costa Neto. O relatório de Francischini começou a ser apresentado no Conselho de Ética da Câmara por volta das 14h30. No documento de 12 páginas, ele afirmou que Valdemar praticou atos "incompatíveis com o decoro parlamentar".

De acordo com o relator, a falta de decoro estaria baseada em três fatos: abuso de prerrogativa assegurada a membro do Congresso Nacional, divulgação de uma entrevista de rádio em que o deputado admite a suposta prática de tráfico de influência e a percepção de vantagens indevidas, por meio do esquema de superfaturamento de obras, tráfico de influência e cobrança de propina no Ministério dos Transportes. Após a leitura do texto, Francischini repetiu que não tinha nada pessoal contra o deputado acusado.

"Isso [pedido de abertura de processo] não traz nenhum prazer. É uma missão espinhosa. Eu não tenho nada pessoal contra o deputado Valdemar Costa Neto", afirmou.

Denuncismo e desgaste
Logo após a leitura, os parlamentares começam a discussão do relatório. O deputado Wladmir Costa (PMDB-PA) criticou o pedido de abertura de processo feito pelo relator. Segundo Costa, o relatório foi feito sem provas. "Isso era denuncismo barato. É uma pirotecnia gratuita", disse Costa.

Também integrante do conselho, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) disse que, caso os parlamentares aceitassem a abertura do processo, poderiam aumentar o desgaste político da Casa. "Se toda a vez que sair uma acusação contra nós, políticos, que pode sair . Admitir é um desgaste da Casa, aumentar o desgaste nosso e vamos banalizar este conselho", disse o deputado Aumari Teixeira (PT-BA).

O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), disse que o relatório de Francischini não poderia ser aprovado com base em investigações que ainda viessem a ser feitas. "Não posso abrir processo baseado naquilo que ainda vai vir pela frente", disse.

Defesa
Em sua defesa, Valdemar Costa Neto afirmou que foi acusado por um crime que não cometeu e que o superfaturamento de obras não é um fato que dependa de "uma pessoa".

"Fui acusado de crimes que não cometi, sem que fossem apresentadas provas", afirmou o deputado. "O superfaturamento não é um crime que dependa da vontade isolada de uma pessoa. Todos sabem que envolve uma cadeia de pessoas. Entretanto, não se pode renunciar a provas, indícios e evidências", completou

Ele afirmou que a representação contra ele foi baseada em textos publicados em jornais e revistas e "enfraquecida" em provas.

"Em primeiro lugar, a entrevista da revista mentiu descaradamente. A revista em questão não apontou prática ou indícios. Apenas trouxe acusações sem apresentar acusadores. Não trouxe nomes nem valores, apenas publicou um texto que acusa, julga e condena num só tema", disse o deputado.

Reynaldo Gianecchini visita grupo que apoia crianças com câncer

O ator passou a tarde no GAAC de São José dos Campos, no interior de São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 28.


Na luta contra o câncer, Reynaldo Gianecchini foi conhecer o Grupo de Assistência à Criança com Câncer em São José dos Campos, no interior paulista, na tarde desta quarta-feira, 28. Simpático, o ator acenou para as pessoas que ficaram do lado de fora, mas pediu que o momento fosse reservado, sem entrevistas. As fotos foram publicadas pelo site Vnews.

Em agosto, o ator foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, um câncer que atinge os gânglios linfáticos e desde então trava uma batalha contra a doença.

.Reprodução/TV Vanguarda

Tubarão arranca pernas de banhista na África do Sul

Homem de 42 anos entrou no mar na Cidade do Cabo após animal ser avistado.


Um tubarão arrancou as duas pernas de um banhista na África do Sul.
O homem de 42 anos de idade entrou na água mesmo após o tubarão branco ter sido avistado na praia na Cidade do Cabo.
A perna direita dele foi completamente arrancada e a esquerda, mordida abaixo do joelho.
Pelo menos outros três tubarões foram vistos em praias da região na manhã desta quarta-feira. Assista ao vídeo.
Tubarão arranca pernas de banhista na África do Sul (Foto: BBC)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Menino de dois anos dá partida em carro, e irmão de cinco morre em RO

Acidente aconteceu na zona rural da cidade de Vilhena.
Criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu a ferimentos.



Um acidente terminou com a morte de uma criança de cinco anos no bairro gleba Corumbiaria, na zona rural de Vilhena, em Rondônia.
Segundo informações da delegacia do município, por volta das 18h do sábado (24) o pai trafegava com os dois filhos no carro quando houve uma pane.
O pai desceu para tentar resolver o problema e não percebeu quando o filho de cinco anos saiu e foi para baixo do veículo. Momentos depois, o menino de dois anos deu partida no carro e acabou atropelando o irmão.

De acordo com a polícia, a criança chegou a ser levada ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Militar registrou a ocorrência. A Polícia Civil informou que não há registro se as crianças estavam de cinto de segurança e se viajavam no banco de trás.

‘Não consigo mais amamentar minha filha’, diz atropelada por ex-árbitro

Por pouco criança não estava no colo da mãe no momento do acidente.
Atropelamento aconteceu no sábado (24), em Franco da Rocha.




Família atravessava rua no centro de Franco da Rocha quando Carolina foi atingida pelo carro de Godói (Foto: Letícia Macedo/ G1)Família atravessava rua no Centro de Franco da Rocha quando Carolina foi atingida pelo carro de Oscar Roberto de Godói (Foto: Letícia Macedo/G1)
A estudante Carolina Rodrigues, de 18 anos, que foi atropelada pelo ex-árbitro Oscar Roberto de Godói, parou de amamentar a filha desde o acidente, que aconteceu no sábado (24), em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Ela não teve nenhuma fratura, mas sente muitas dores no corpo e não consegue pegar no colo a bebê de apenas 6 meses.
“Não consigo mais amamentá-la. É muito triste. Faz duas noites que eu não fico com ela, tadinha. Dá dó vê-la assim tão pequenininha e não poder amamentar”, afirmou. Segundo a avó, Beth Rodrigues, de 42 anos, a criança tem estranhado a mamadeira, que foi introduzida de forma abrupta em sua dieta.

Desde sábado, Carolina não consegue dormir. “Eu deito de barriga para cima. Às vezes, viro a cabeça por impulso, mas não aguento a dor. Está tudo inchado.” Ela está usando colete cervical e tem dificuldades para andar e se arrumar. É o marido quem a ajuda a arrumar o cabelo. Nesta segunda, Carolina, estudante do último ano do ensino médio, passou por exames de corpo de delito.

Marido ajuda Carolina a se locomover (Foto: Letícia Macedo/ G1)Marido ajuda Carolina a se locomover
(Foto: Letícia Macedo/G1)

Quando foi atropelada, no sábado, Carolina ia fazer compras no centro comercial de Franco da Rocha. Ela estava na companhia da mãe e do marido, Rogério Santos de Oliveira, de 32 anos. “Já tinha praticamente atravessado [a rua]. Estava a dois passos de chegar à calçada quando o carro me atropelou.”

Por pouco, a criança não estava no seu colo no momento do atropelamento. Quando iam atravessar a rua, o pai da bebê pediu para carregá-la. “Eu deixei ele passear um pouquinho com a bebê. Ela está pesada demais. Estava com o braço doendo. Já pensou se eu estivesse com ela no colo?”, questionou.

‘Nem sabia que ele existia’Ao G1, Godói negou estar bêbado no momento do acidente. No entanto, afirmou à polícia que havia ingerido bebida alcoólica. Para a família, não há dúvida de que ele estava bêbado. "Bêbado é pouco", disse a mãe. "No hospital, os advogados tinham que ajudá-lo a andar", disse Carolina.

Godói não fez o teste do bafômetro, mas, posteriormente, autorizou a retirada de sangue para ser analisado. "Disseram no hospital que ele tomou glicose na veia antes de fazer o exame de sangue", disse a mãe.

Ainda de acordo com a Beth, o ex-árbitro entrou em contato duas vezes com a família. “Ele reconhece que errou e disse que quer pagar nossas despesas independente de a gente entrar na Justiça”, disse a mãe.

Antes do acidente, Carolina não conhecia Godói. “Nunca tinha visto na minha vida, nem sabia que ele existia”. Porém, ela teme que, pelo fato de ser uma pessoa pública, ele não seja punido. “Quando soube que ele era juiz, eu pensei: ‘Ele vai se dar bem, quem tem dinheiro se livra fácil’”, afirmou Carolina.

Exame da OAB aprova 14,83% dos candidatos

Apenas 18 mil dos 121 mil candidatos inscritos passaram no exame.
Na edição anterior, apenas 9,74% dos bacharéis de direito foram aprovados.


Bacharéis saem de local de prova do exame da OAB em São Paulo (Foto: Paulo Lieberti/AE/AE)Bacharéis saem de local de prova do exame da OAB
em São Paulo (Foto: Paulo Lieberti/AE/AE)
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou um aumento no número de aprovados na prova aplicada entre julho e agosto, depois de registrar o pior índice de aprovação da história (9,74%) no teste realizado em dezembro. De acordo com o resultado preliminar divulgado na sexta-feira (23), um total de 18.002 (14,83%) dos 121.309 candidatos passaram no último exame.
SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE ORDEM
O que diz a lei:
O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): "Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)"
Quem deve participar
Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado
Quantas provas são feitas por ano?
São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte
Como é a prova?
A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a cinco questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.
Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exam
Quem não foi aprovado poderá fazer uma nova tentativa. A OAB abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições para mais um Exame de Ordem, que terá a primeira fase (prova objetiva) no dia 30 de outubro e a segunda fase (prova prático-profissional) em 4 de dezembro.
Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o resultado tem duas causas: a melhora no ensino de Direito no País e o maior empenho dos alunos. "É uma resposta positiva à prova que vem sendo elaborada. O objetivo é que passem os profissionais qualificados, e não a reprovação em massa", afirma ele.
O juiz aposentado Luiz Flávio Gomes, criador da rede de cursinhos LFG, que prepara para o Exame da Ordem, não acredita que tenha havido melhora no ensino. "A aprovação na casa dos 15% é a média dos dez últimos exames. O que aconteceu é que a prova de dezembro foi mais difícil que as demais, o que diminuiu o número de candidatos bem sucedidos", diz.
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, durante reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral  (Foto: Wilson Dias/ABr)O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante,
(Foto: Wilson Dias/ABr)
Gomes concorda, no entanto, com a afirmação de que os candidatos estão se aplicando mais. "Vejo isso no dia a dia. Os alunos estão se conscientizando de que é preciso estudar mais para poder passar", conta. Em sua opinião, o porcentual de aprovação continua muito baixo. "O mínimo aceitável é que 25% dos alunos passem."
Na primeira fase, três questões foram anuladas e todos os candidatos receberam os pontos referentes a elas. Já o resultado divulgado na semana passada é preliminar e ainda pode ser modificado.
Segundo o secretário-geral da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho, cerca de 2 mil bacharéis entraram com recurso pedindo revisão. O número final será divulgado em 4 de outubro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Técnico explica morte de Awana: 'Carro parecia lata de conserva aberta'

Treinador brasileiro lembra que o atacante, famoso por ter feito um gol de calcanhar em pênalti, deveria estar na Alemanha no dia do acidente


 

Theyab Awana comemora gol (Foto: Getty Images)Awana: 'Estrelinha que vai brilhar no céu'(Foto: Getty)
Famoso por ter feito um gol de pênalti de calcanhar, o jogador Theyab Awana, morto neste domingo por causa de um acidente de carro, foi enterrado na tarde desta segunda-feira. O brasileiro Jorvan Vieira, técnico do Baniyas, equipe do meia que tinha 21 anos, via a principal promessa do futebol dos Emirados Árabes como um filho. A cena do carro após a batida foi impressionante, de acordo com o treinador.
- Ele conduzia um carro grande e quando foi tentar realizar uma ultrapassagem, acabou batendo em uma máquina que limpa a pista. O carro estava praticamente intacto e a única região que sofreu danos foi justamente a do lado do motorista. Parecia uma lata de conserva que foi aberta - detalhou em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Vieira lembrou que Awana não deveria estar no país no dia do acidente. O jogador tinha um comprimosso na Europa, mas não conseguiu viajar por causa de problemas com o visto.
- Era para ele ter viajado antes. Ele ia passar por uma cirurgia na Alemanha, mas o visto não foi liberado. Um outro jogador tinha que viajar junto com ele e acabou conseguindo o visto. São coisas do destino. Agora ele virou uma estrelinha que se Deus quiser vai brilhar no céu - afirmou.
acidente de carro awana (Foto: Reprodução)Jogador estava com o irmão mais novo, que também morreu no acidente (Foto: Reprodução)
Adorado pelo povo emiradense, o meia vai fazer falta à seleção local e ao Baniyas não apenas por seu talento. Segundo o técnico, Awana tinha uma personalidade marcante e descontraída, o que contagiava todos os que faziam parte de seu convívio.
- Ele era um menino extrovertido e sempre trazia alegria ao vestiário. Foi um choque muito grande para o país inteiro. Era querido por todos, inclusive pelos torcedores rivais - explicou.
Jorvan Vieira, técnico brasileiro (Foto: AFP)Jorvan Vieira: relação de pai para filho (Foto: AFP)
A ligação com os familiares de Awana e o fato de ter um filho jovem tornam a dor de Jorvan Vieira ainda maior.
- Você acaba criando uma relação forte e se apega à pessoa. Era como um filho, sou amigo do pai, meu filho era amigo dele, eles sempre trocavam e-mails. Não quero imaginar como deve estar o pai em um momento como esse - lamentou o brasileiro, que já terá que comandar o time do Baniyas nesta semana.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Portões da Cidade do Rock abrem para o público

Quinze ruas na Barra da Tijuca já estão interditadas.
Elton John, Katy Perry e Rihanna são as principais atrações do festival.


Os portões da Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio, abriram ao público na tarde desta sexta-feira (23). Às 13 horas, a fila já tinha mais de 800 pessoas aguardando para entrar no local. O público passou por três barreiras antes de pisar no local. O Rock in Rio começa nesta sexta-feira (23).
Público corre para garantir um bom lugar na Cidade do Rock, após a abertura da primeira barreira (Foto: Carolina Lauriano/G1)Público corre para garantir um bom lugar na Cidade do Rock, após a abertura da primeira barreira (Foto: Carolina Lauriano/G1
Uma moradora do interior de Alagoas venceu um concurso realizado pelos organizadores do festival e foi a primeira a pisar na Cidade do Rock, por volta das 13h30. Roberta entrou correndo e foi se posicionar perto do palco Mundo.


Elton John, Katy Perry e Rihanna são as principais atrações do festival nesta sexta-feira, quando também se apresentam Paralamas, Titãs e Claudia Leitte. Confira a programação do primeiro dia do Rock in Rio.
Ruas interditadas
Já estão fechadas as quinze ruas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, previstas para ficarem interditadas durante os sete dias de Rock in Rio. O principal acesso à Cidade do Rock, Avenida Salvador Allende, foi fechado meia hora antes do horário programado, no sentido Barra. Segundo a prefeitura, a medida foi tomada por segurança, em virtude do grande número de pessoas que já circulavam na pista.
Muita correria na abertura dos portões da Cidade de Rock (Foto: Carolina Lauriano/G1)
Abertura dos portões ocorreu pouco antes das 14h
(Foto: Carolina Lauriano/G1) Nesse trecho (Avenida Salvador Allende), em frente à Cidade do Rock, não é permitida a circulação nem mesmo dos veículos de moradores.
As interdições valem apenas durante os dias de shows (23, 24, 25, 29 e 30 de setembro, e 1º e 2 de outubro), das 12h desta sexta-feira (23) às 5h de segunda-feira (26). No último fim de semana do evento, as interdições também serão adotadas das 12h de quinta-feira (29) às 5h de sexta-feira (30). No mesmo dia, as ruas voltam a ser fechadas das 12h às 5h de segunda-feira (3).
Veja a lista de ruas e avenidas interditadas no fim desta reportagem.
Só terão acesso às ruas interditadas as linhas regulares de ônibus, ônibus circulares especiais, veículos públicos e veículos credenciados. Os moradores terão uma credencial específica.
Para evitar o caos no trânsito, a prefeitura colocou 340 operadores e controladores para orientar o público. Cerca de 45 policiais militares também auxiliam nos bloqueios e o efetivo total será de 590 homens.
Confira as interdições:
Das 12h do dia 23 de setembro (sexta-feira) às 5h do dia 26 de setembro (segunda-feira), das 12h do dia 29 de setembro (quinta) às 5h do dia 30 de setembro (sexta-feira) e das 12h dia 30 de setembro às 5h do dia 3 de outubro (segunda-feira) serão interditadas as seguintes vias:
- Avenida Salvador Allende - entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes;
- Avenida Embaixador Abelardo Bueno – da Estrada Arroio Pavuna até a Avenida Allende;
- Avenida Olof Palm – da Estrada dos Bandeirantes até a Avenida Salvador Allende;
- Avenida Abraão Jabour – entre a Avenida Olof Palm e a Avenida Salvador Allende;
- Rua Pedro Calmon - entre Avenida Abraão Jabour e Salvador Allende;
- Via do Autódromo – em toda sua extensão;
- Rua Aroazes – da Estrada Coronel Pedro Correia até a Rua São Francisco de Paula;
- Rua Francisco de Paula – em toda sua extensão;
- Rua Jorge Farraj – entre a Avenida Embaixador Abelardo Bueno e Rua Aroazes;
- Rua Franz Weissman – entre a Avenida Imperatriz Leopoldina e a Estrada Coronel Pedro Correia;
- Rua Bruno Giorgio – entre a Avenida Bem. Abelardo Bueno e a Estrada Coronel Pedro Correia;
- Avenida Imperatriz Leopoldina – em toda sua extensão;
- Rua Leonardo Villas Boas – entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a Rua Francisco de Paula;
- Via Inominada –entre a Estrada dos Bandeirantes e Avenida Abrãao Jabour;
- Avenida Célio Ribeiro da Silva Mendes ficará bloqueada apenas no acesso a Avenida Salvador Allende.

Aluno que atirou em professora é enterrado no ABC

Menino de 10 anos se matou após disparo em escola em São Caetano.
Professora segue internada no Hospital das Clínicas.



Garoto é enterrado na tarde desta sexta (Foto: Marcelo Mora/G1)
Garoto é enterrado na tarde desta sexta (Foto:
Marcelo Mora/G1)
O garoto de 10 anos que atirou em uma professora dentro da sala de aula e depois se matou na quinta-feira (22) em São Caetano do Sul, foi enterrado por volta das 16h desta sexta (23), no Cemitério das Lágrimas, na cidade do ABC.
A cerimônia foi acompanha por cerca de 200 pessoas, entre elas vários guardas-civis, colegas de trabalho do pai do garoto Davi Mota Nogueira. Em cima do caixão, foi colocada uma bandeira do Santos, time de coração do menino.
A diretora da Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, Márcia Gallo, disse nesta sexta que o aluno nunca havia sido alvo de reclamações de outros estudantes ou de professores. O menino estava no 4º ano do ensino fundamental e estudava na escola desde 2008. Ele fez os disparos com uma arma particular do pai.
“Não tem registro de indisciplina na escola, tinha boas notas, era um aluno frequente, nunca foi alvo de reclamação”, afirmou Márcia Gallo. “Ele era um aluno como os outros da mesma faixa etária. Não havia nenhum tipo de atrito entre ele e a professora, ela em nenhum momento reclamou dele. Ele nunca foi suspenso, era um bom aluno. Não sofria bullying. Era querido pelos amigos da sala dele”, completou.

Segundo a diretora, o menino era calmo, tranquilo e não dava trabalho na escola. A coordenadora pedagógica Meire Cunha também afirmou que o aluno não gerava problemas e era querido. “Ele era quieto, não era agitado, era de ter dois, três amigos, não era de turma. Não era um menino arisco, era muito doce”, contou.

As aulas na escola foram suspensas nesta quinta e sexta-feira e só devem ser retomadas na quarta-feira (28). Na segunda (26) e na terça (27), os professores e funcionários irão se reunir para planejar como será feita a recepção dos alunos na volta às aulas. “A acolhida vai ter que ser muito especial, temos alunos que estão chocados e preocupados com essa situação”, afirmou Márcia. A sala onde aconteceu o crime será fechada, e os alunos da turma serão deslocados para outra sala no mesmo corredor.

A professora baleada, Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo no início desta tarde. Segundo o HC, ela foi levada para um quarto e seu quadro de saúde é estável. Ainda de acordo com o hospital, Rosileide passou por uma cirurgia da noite desta quinta-feira que durou três horas para a retirada de um projétil na região abdominal.

Nesta quinta, o funcionário público Luiz Eduardo Hayakawa, namorado de Rosileide, a visitou no Hospital das Clínica. Ele disse ao G1 que ela descreveu o autor do disparo como "um aluno exemplar, tranquilo, quieto, que tirava boas notas".

Arma do pai
O crime aconteceu na quarta aula do dia no período da tarde, em uma sala com 23 alunos. O menino pediu para ir ao banheiro, foi autorizado, e quando voltou atirou na professora. Em seguida, seguiu para uma escada, onde disparou contra sua cabeça e morreu. A escola tem 16 câmeras de segurança, que registraram a passagem do aluno, mas não os disparos.

O pai do menino já havia notado a falta da arma em casa e chegou a ir à escola durante a tarde para perguntar aos filhos se eles estavam com ela. Segundo a diretora, o pai foi autorizado a conversar com os filhos, mas o conteúdo da conversa não foi relatado aos funcionários. Os dois filhos negaram que estivessem com a arma.

Para Meire Cunha, coordenadora pedagógica da escola, se o pai tivesse relatado à direção o que havia ocorrido algo poderia ter sido feito para evitar a morte do menino. “A família precisa ter uma parceria cada vez maior com a escola. Não foi em nenhum momento comunicado à escola [que o pai havia perdido a arma e a procurou com os filhos]. Nós teríamos agido imediatamente”, afirmou.

A diretora da escola, que é considerada referência na região, disse que o estabelecimento já tem os meios de segurança necessários – os alunos passam por três portões antes de chegarem às salas e a entrada de pessoas e objetos estranhos é coibida. “Nenhuma escola tem estrutura quando acontece uma coisa dessas. Não tem o que fazer sobre segurança, não posso revistar 900 alunos por período. É mais uma questão de atitude e de hábito, da família orientar para não trazer material que não é escolar. Detector de metal também é um problema”, afirmou Márcia.

Ainda segundo ela, a professora teria percebido se o menino estivesse com alguma atitude diferente no dia do crime. “Ela perceberia algo errado, se ele tivesse demonstrado irritação ou a arma aparecido de alguma forma”, afirmou ela, que ainda não sabe estimar o que poderia ter motivado o menino. “São várias hipóteses, estamos ainda tentando entender. Foi um choque, um aluno que não seria previsível de acontecer isso.”

Abbas pede formalmente à ONU o reconhecimento do Estado palestino

Pedido foi feito em reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
EUA e Israel são contrários ao reconhecimento e querem mais negociação.




O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu formalmente nesta sexta-feira (23) a adesão de um Estado palestino à ONU, informaram as Nações Unidas.
O pedido foi feito durante reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, no contexto da 66ª Assembleia Geral da entidade.
Abbas entregou a Ban uma carta explicando os motivos.
Minutos depois, o dirigente palestino falou sobre o pedido durante seu discurso diante do plenário da assembleia. Ele acusou Israel de "destruir" o processo de paz com a insistência em ampliar os assentamentos israelenses em territórios palestinos, mas afirmou estar disposto a relançar o processo de paz.
Falando em seguida, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou os palestinos de não negociarem, mas "estendeu a mão" aos rivais.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, posam nesta sexta-feira (23) na sede das Nações Unidas, com o pedido de reconhecimento do Estado Palestino em mãos (Foto: AP)
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, posam nesta sexta-feira (23) na sede das Nações Unidas, com o pedido de reconhecimento do Estado palestino em mãos (Foto: AP)

O reconhecimento do Estado palestino é o principal tema da reunião de chefes de estado este ano.

Os EUA, aliados de Israel, lideraram uma ofensiva diplomática para tentar dissuadir Abbas de fazer o pedido.

Americanos e israelenses argumentam que é necessário mais negociação direta entre palestinos e israelenses, em várias questões, como fronteiras e segurança. As negociações estão praticamente paralisadas.

Mas os argumentos não dissuadiram Abbas de levar a petição adiante.

Os palestinos dizem que decidiram recorrer à ONU por não verem perspectiva de retomada do processo de paz com Israel, que, a despeito da pressão internacional, recusa-se a congelar a expansão dos seus assentamentos em território ocupado --algo que os palestinos veem como uma pré-condição.

Ainda não há previsão sobre quando o pedido será avaliado e votado pelo Conselho de Segurança da entidade.

Para ser aprovado, ele precisa de 9 dos 15 votos dos países que integram o Conselho, atualmente presidido pelo Líbano. Também precisa escapar do veto dos cinco membros permanentes do conselho (EUA, Rússia, França, China e Reino Unido).

Os Estados Unidos, membros permanentes do Conselho, já afirmaram em diversas ocasições que pretendem vetar o pedido.

Há temores de que isso possa gerar uma nova onda de violência no Oriente Médio.

Nesta sexta-feira, confronto no norte da Cisjordânia terminou com um palestino morto e três feridos.

O pedido deve ser analisado com rapidez, afirmou a ONU.

PAlestinos reunidos em Ramallah, na Cisjordânia, esperam pelo discurso de Mahmoud Abbas na ONU nesta sexta-feira (23) (Foto: AP)PAlestinos reunidos em Ramallah, na Cisjordânia, esperam pelo discurso de Mahmoud Abbas na ONU nesta sexta-feira (23) (Foto: AP)

Israel lamenta
O governo de Israel anunciou, logo em seguida ao encontro entre Abbas e Ban, que "lamenta" a iniciativa de Abbas.

"Lamentamos esse passo", disse à France Presse Gidi Shmerling, porta-voz do premiê Benjamin Netanyahu. "Cremos que o único caminho até uma verdadeira paz é através das negociações e não de medidas unilaterais."

Os EUA também pediram a volta das negociações diretas entre os rivais.

A ONU estabeleceu em 1947 que a Palestina, então um protetorado britânico, deveria ser dividida em um Estado judeu e um Estado árabe. Mas os governos árabes imediatamente rejeitaram a decisão e declararam guerra ao recém-criado Estado de Israel, que então capturou territórios além daquilo que previa a partilha da ONU, fazendo com que centenas de milhares de palestinos se tornassem refugiados.

Numa guerra posterior, em 1967, Israel ampliou ainda mais sua área, conquistando vários territórios vizinhos, inclusive a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental --territórios hoje reivindicados pelos palestinos para a criação do seu Estado.

Israel já desocupou a Faixa de Gaza, hoje sob controle do grupo islâmico Hamas, mas diz que nunca irá abrir mão do lado leste de Jerusalém.


'Como uma onda no mar': confira o novo penteado de Neymar

Em treino no CT nesta sexta, atacante inova mais uma vez no penteado



Neymar, no CT do Santos (Foto: Reprodução / Twitter)Neymar exibe novo penteado ao lado do pai de um
jogador do time sub-15 (Foto: Reprodução / Twitter)
Pródigo em lançar novas modas de penteado, Neymar inovou mais uma vez. Nesta sexta-feira, o atacante apareceu no CT com um longo topete deitado de lado - um visual "como uma onda no mar".
A foto ao lado foi postada no Twitter pelo ex-jogador Robert, que atuou no Santos na década de 90 e início dos anos 2000, e costuma frequentar o clube até hoje. Quem aparece ao lado de Neymar é Edilson, pai de Murilo, jogador do sub-15 do Santos. Ele é amigo de Robert e os dois estavam juntos no CT assistindo a um amistoso do sub-15 do Peixe contra o América-MEX quando Neymar apareceu. Edilson pediu a foto e foi atendido.
- Tirei a foto e falei para o Neymar que iria lançar seu novo corte em primeira mão no meu Twitter - contou Robert, brincando.
Logo depois da foto postada pelo ex-jogador, Neymar também lançou no Twitter uma imagem do novo penteado. Ele aparece na sala de musculação do CT Rei Pelé ao lado do meia Ganso e do filho do goleiro Aranha, reserva de Rafael no Peixe.
Neymar posta foto no Twitter ao lado de Ganso e do filho do goleiro Aranha (Foto: Reprodução / Twitter)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mano apresenta novidades nas duas listas da Seleção para três amistosos

Treinador chama Borges, Elkeson, Emerson e Diego Souza para encarar a Argentina. Kléber, do Porto, é a surpresa diante de México e Costa Rica


 



O técnico Mano Menezes divulgou nesta quinta-feira, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, as duas listas de convocados da Seleção Brasileira para o duelo contra a Argentina, na próxima quarta-feira, no Mangueirão, em Belém, e para os amistosos diante da Costa Rica, dia 7, em San José, e do México, no dia 11, em Torreón. As grandes ausências nos grupos chamados pelo comandante são os atacantes Leandro Damião e Alexandre Pato, que sofreram lesões musculares na última quarta-feira, atuando por Internacional e Milan. Ronaldinho Gaúcho e Neymar vão participar dos três jogos.
As novidades da lista de Mano para a decisão do Superclássico das Américas contra a Argentina, apenas com atletas que atuam no Brasil, são as seguintes: Elkeson, do Botafogo, Diego Souza, do Vasco, Borges, do Santos, e Emerson, do Coritiba. Já para o confronto diante de costa-riquenhos e mexicanos, em datas-Fifa, o treinador chamou apenas um atleta por clube que participa do Brasileirão e surpreendeu com um novato de idade olímpica: o atacante Kléber, do Porto. O goleiro Neto, da Fiorentina, o zagueiro Réver, do Atlético-MG, o volante Sandro, do Tottenham, e o meia Hernanes, do Lazio, voltaram a ser chamados pelo técnico.
- Elkeson tem a ver com a maneira que queremos armar o time, tem se destacado, é de força, pode jogar na beirada do campo também. Taticamente está desenvolvido com essa ideia de funções. Vamos utilizar isso. O Diego Souza já trabalhou comigo, vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro, uma boa temporada desde que chegou ao Vasco. O Emerson atua pelo lado esquerdo, fez uma boa temporada pelo Avaí e vem confirmando isso pelo Coritiba. É muito bom na bola aérea, tanto na defesa como no ataque. O Borges não tem o que falar. Por onde passa faz gols, tem um pouco mais de idade, mas atravessa um momento espetacular e levamos isso em consideração - explicou Mano.
Mano Menezes na convocação da Seleção (Foto: Mowa Press)
Mano se prepara para a coletiva após anunciar as listas de convocados da Seleção (Foto: Mowa Press)
Aos 21 anos, Kléber foi revelado pelo Atlético-MG e está no futebol português desde 2009, quando chegou ao Marítimo. Substituto do colombiano Falcao Garcia, que acertou com o Atlético de Madri, o atacante tem jogado ao lado de Hulk no início da temporada do Porto. Manou chamou outros seis com idade olímpica para pegar Costa Rica e México: Neto (Fiorentina), Fábio (Manchester United), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Luiz Gustavo (Bayern de Munique) e Oscar (Internacional).
- Acompanhamos todos os campeonatos internacionais onde estejam os jogadores brasileiros. O Kléber é um jogador que depois da saída do Falcao Garcia assumiu a titularidade do Porto. É um jogador jovem e precisamos conhecê-lo. Pretendia fazer um pouco mais adiante essa convocação, mas em função da perda de dois atletas para a posição se abriu a oportunidade de chamá-lo - disse Mano, lembrando que Pato e Damião estão machucados.
kleber pinheiro porto gol  (Foto: Divulgação Site Oficial do Porto)Revelado pelo Atlético-MG, Kléber é o substituto de
Falcao Garcia no ataque do Porto (Foto: Divulgação)
Para o confronto com a Argentina, Mano convocou nove com menos de 23 anos de olho em Londres 2012: Casemiro (São Paulo), Danilo (Santos), Rômulo (Vasco), Rafael (Santos), Oscar, Neymar (Santos), Lucas (São Paulo), Mário Fernandes (Grêmio) e Elkeson (Botafogo).
A partida diante da Argentina é válida pelo Superclássico das Américas, a reedição da extinta Copa Roca. No jogo de ida, em Córdoba, as duas seleções não saíram do zero. Uma nova igualdade em Belém vai levar a decisão do torneio para os pênaltis. A delegação canarinho viaja para a capital paraense no próximo domingo e já treina na segunda-feira, no local da partida, às 18h (de Brasília), com a presença dos torcedores locais, que vão precisar adquirir entradas em troca de 1kg de alimento não perecível.
A apresentação para o Superclássico das Américas será no dia 26. Os atletas serão liberados no dia 29 para retornarem aos clubes.
Atletas que atuam no Brasil podem perder até duas rodadas do Brasileirão
montagem Diego Souza Borges Elkeson convocados (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Diego Souza, Borges e Elkeson vão encarar a
Argentina em Belém (Fotos: GLOBOESPORTE.COM)
Para os amistosos contra Costa Rica e México, Mano pôde convocar força máxima. Porém, os atletas que atuam no futebol brasileiro podem desfalcar as equipes em até duas rodadas do Campeonato Brasileiro (28ª e 29ª). A tendência é que a CBF faça algumas alterações na tabela da competição nacional para não prejudicar os clubes afiliados. Para os jogos, o treinador convocou apenas um jogador por clube canarinho.
São Paulo e Cruzeiro, que abrem a 28ª rodada da competição, não serão prejudicados por conta da realização da partida no dia 5 de outubro, dois dias antes do duelo contra a Costa Rica. Os jogadores vão se apresentar à Seleção para os confrontos com os afiliados da Concacaf no dia 2 e 3 de outubro. O retorno aos clubes será apenas no dia 12.
Apesar de a 29ª rodada só acontecer no dia 12 de outubro, um dia após o duelo contra o México, em Torreón, os atletas não teriam tempo de recuperação para participar dos confrontos pelo Campeonato Brasileiro, já que só retornariam ao Brasil no dia das partidas.
No jogo contra Gana, no início de setembro, os atletas que atuam no futebol brasileiro perderam apenas uma rodada. Por decisão da comissão técnica da Seleção Brasileira e alterações na tabela, os jogadores só se apresentaram em Londres após a rodada do fim de semana.
Veja quais os jogos os atletas não vão participar na Série A
Atlético-MG - América-MG (08/10) e Santos (12/10)
Botafogo - Bahia (08/10) e Corinthians (12/10)
Fluminense- Flamengo (09/10) e Coritiba (12/10)
Flamengo - Fluminense (09/10) e Palmeiras (12/10)
Internacional - Vasco (09/10) e São Paulo (12/10)
Santos - Palmeiras (09/10) e Atlético-MG (12/10)
São Paulo - Cruzeiro (5/10) e Bahia (12/10)
Vasco - Internacional (09/10) e Atlético-PR (12/10)
Retrospecto de Mano à frente da Seleção Brasileira
Sob o comando de Mano Menezes, a Seleção Brasileira já disputou 15 partidas. Foram sete vitórias, três derrotas e cinco empates. Até o momento, o time canarinho ainda não conseguiu vencer um rival de peso com o treinador no comando - Argentina (1 a 0, Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart).
Na primeira competição oficial da era Mano Menezes, a Seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Paraguai. Nas cobranças, o time canarinho não converteu nenhuma - três para fora e um nas mãos do goleiro Villar. Elano, André Santos, Fred e Thiago Silva desperdiçaram os lances para a equipe nacional.
Confira abaixo as duas convocações de Mano Menezes:
SUPERCLÁSSICO (ARGENTINA) AMISTOSOS (COSTA RICA E MÉXICO)
GOLEIROS GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Rafael (Santos)
Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Fiorentina)
LATERAIS LATERAIS
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)
Daniel Alves (Barcelona)
Fábio (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
ZAGUEIROS ZAGUEIROS
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Emerson (Coritiba)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
VOLANTES VOLANTES
Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Casemiro (São Paulo)
Rômulo (Vasco)
Lucas Leiva (Liverpool)
Fernandinho (Shakhtar Donetsk)
Sandro (Tottenham)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
MEIAS MEIAS
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Diego Souza (Vasco)
Elkeson (Botafogo)
Lucas (São Paulo)
Elias (Sporting)
Oscar (Internacional)
Hernanes (Lazio)
ATACANTES ATACANTES
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)
Borges (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Hulk (Porto)
Jonas (Valencia)
Neymar (Santos)
Kleber (Porto)
Fred (Fluminense)

TJ-RJ condena Google a indenizar bombeiro por fotos de nudez em site

Decisão da 10ª Câmara Cível estipulou valor em R$ 10 mil, por danos morais.
Google aguarda posição do departamento jurídico para se pronunciar.



O bombeiro José Albucacys durante o carnaval de 2009 (Foto: Divulgação)
O bombeiro José Albucacys durante o carnaval
de 2009 (Foto: Divulgação)
A 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou a Google Brasil a pagar uma indenização de R$ 10 mil, por danos morais, ao bombeiro José Albucacys Manso de Castro Júnior por ter fotos suas praticando gestos obscenos veiculadas em um site da empresa. Cabe recurso.
O G1 entrou em contato com o escritório que representa José Albucacys e aguarda retorno. Já a assessoria da Google Brasil informou que aguarda uma posição do departamento jurídico para se pronunciar oficialmente sobre o caso.
Albucacys - que também atua como modelo - ganhou fama ao posar para o calendário oficial do Corpo de Bombeiros, em 2003, que teve Luma de Oliveira como madrinha.

Menina de 10 anos é atacada por dois pit bulls em bairro de Campo Grande

A menina contou que foi atacada quando passeava com um poodle.
Cães fugiram depois que vizinhos socorreram a garota.



Perna de menina de 14 anos atacada por pit bull em Campo Grande - MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Pit bull mordeu perna de menina em Campo
Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)
Uma menina de dez anos foi atacada por dois cachorros pit bulls no fim da tarde de quarta-feira (21), no Jardim Panamá, região noroeste de Campo Grande. A vítima levou 12 pontos na perna por conta das mordidas.
A criança contou que foi atacada enquanto passeava pela rua com os seus dois cachorros, um coker e um poodle. Os pit bulls teriam avançado nos outros dois cães e, depois, morderam a vítima.
"Na hora em que pegaram o meu cachorro, eu comecei a gritar, o outro pit bull queria pegar a minha cadela; eu peguei a coleira do meu cachorro e comecei a atacar os dois. Quando eu virei as costas, um dos pit bulls veio por trás, deu duas mordidas e não largou", relata a garota.
A menina foi socorrida por moradores que conseguiram apartar a briga entre os cães. O poodle e o cocker tiveram apenas ferimentos leves. O pai da criança, que trabalha em um estabelecimento comercial no bairro, relatou que chegou a ouvir os gritos de socorro da filha.
"A gente correu lá, dando pedrada e tijolada, mas nada dele largar [a perna da menina]. Juntou os vizinhos para ajudar, mas ele não largava da perna dela", afirma o pai.

Segundo moradores do bairro, os pit bulls moram em uma casa que está em construção e teriam sido soltos pelos pedreiros que trabalham na obra. Os cães estão desaparecidos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a menina levada para o hospital, sendo liberada após ser medicada. O caso não foi registrado na Polícia Civil.

Cidade do Rock passa por últimos preparativos para início do festival

Nesta quinta, véspera do começo do Rock in Rio, trabalho é intenso no local.
Festival acontece nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.



Funcionários fazem os últimos preparativos na Cidade do Rock, nesta quinta (22), véspera do início do Rock in Rio (Foto: Thamine Leta/G1)Ritmo de trabalho é intenso na Cidade do Rock, nesta quinta (22), véspera do início do Rock in Rio (Foto: Thamine Leta/G1)
A Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebe nesta quinta-feira (22) os últimos preparativos para o início do Rock in Rio, que começa na sexta (23).
Funcionários terminam de colocar a grama e faixas são fixadas em diversos pontos do local onde vai acontecer um dos maiores festivais de música do mundo.
Apesar do tempo nublado, ainda não foi registrada chuva na Cidade do Rock. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, há previsão de chuva para os primeiros dias do festival.

Após 17 dias internado, Sócrates recebe alta e deixa o hospital

Decisão foi tomada na noite de quarta-feira após conversa entre a equipe médica e a família do ex-jogador. Ele seguirá o tratamento em casa






Foram 17 dias internado. Mas às 9h45m desta quinta-feira, o ex-jogador Sócrates recebeu alta do hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. Abatido, o "Doutor" saiu amparado pela esposa, Kátia Bagnarelli, e não quis falar com a imprensa. Ele ainda se sente fraco e foi diretamente para sua residência. A orientação é de repouso total.

Sócrates dará continuidade ao tratamento em casa. Ele será submetido a uma rigorosa dieta e terá sessões regulares de fisioterapia. A decisão de liberá-lo foi tomada na quarta-feira à noite, quando houve uma conversa entre a equipe médica e a família do ex-jogador. A conclusão é de que o quadro dele é bom o suficiente para seguir a recuperação fora do hospital.

Com o fígado comprometido, a expectativa agora é saber se ele precisará entrar na fila por um transplante. Para isso, porém, é preciso que seu quadro clínico fique estável por alguns meses.

O "Doutor" estava internado desde o dia 5 de setembro, quando sofreu um sangramento no esôfago, causado por uma crise de cirrose hepática. A primeira vez que ele foi hospitalizado, no entanto, ocorreu no dia 19 de agosto, quando sofreu uma hemorragia digestiva alta. Na ocasião, ele recebeu alta após nove dias.

Veja o comunicado emitido pela assessoria do hospital.

COMUNICADO DE ALTA
(São Paulo, 22 de setembro de 2011, 9h45)
O Hospital Israelita Albert Einstein informa que Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira recebeu alta hospitalar no dia de hoje, 22 de setembro, às 9h45.
Médicos Responsáveis
Dr. Ben-Hur Ferraz Neto
Dr. Pedro Custódio de Mello Borges
Diretor Superintendente do Hospital
Dr. Miguel Cendoroglo Neto